" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Estudos Bíblicos 
 
Glorificando a Deus no Santuário
De acordo com a Palavra de deus o corpo é santuário do Espírito Santo.Tudo o que o cristão faz através do corpo afeta o ser todo.Quando alguém aceita a Jesus Cristo,é nova criatura e,portanto,seu estilo de vida deve acompanhar esse novo status,cuidando do corpo e da mente como um templo sagrado,tanto na alimentação e vestuário quanto em seus relacionamentos.A vida do crente nascido de novo deve refletir a realidade que jesus não é apenas seu Salvador,mas é também o seu Senhor.Ou seja,é Ele quem determina seu estilo de vida.Hoje estudaremos algumas das Suas expectativas quanto ao modo de vida que espera de suas novas criaturas.

1- Que santuário específico é o lugar da habitação do Espírito Santo? 1 Coríntios 6:19
Acaso,não sabeis que o vosso ____ é santuário do Espírito Santo,que está em ____,o qual tendes da parte de Deus,e que não sois de vós mesmos?

2- Que tipo de sacrifício Deus espera que se realize nesse santuário? Romanos 12:1-2 (Marque V ou F)
(   ) Conformidade da vida com o evangelho.
(   ) Longas peregrinações.
(   ) Renovação da mente.
Em sua infinita misericórdia,Deus oferece a salvação gratuita ao ser humano.Ele confirma essa graça através da habitação de Seu Espírito na vida de Seus filhos.Por isso,o cristão deve desenvolver hábitos de vida saudáveis,evitar a frequência a lugares impróprios,tais como bailes,cinemas,baladas,locais onde são vendidos álcool,fumo e outras drogas,e lugares onde acontecem outras diversões impróprias,ci=umprindo assim o desafio bíblico de levar uma vida digna,não em orgias e bebedices,não em imoralidade ou indecência (Rm 13:13).A união diária com Cristo subjuga a natureza terrena (Gl 2:20).

3- Que diz a Bíblia sobre costumes e diversões mundanos? 1 João 2:15-17; Tiago 4:4
Não ameis o ____ nem as coisas que há no ____.
O cristão é uma "nova criatura".Em sua vida,"as coisas antigas já passaram,eis que se fizeram novas" (2 Co 5:17).Embora esteja no mundo,não tem compromisso com interesses mundanos pecaminosos.É cidadão e embaixador do reino celestial.Por preceito e exemplo,deve influenciar outras pessoas,oferecendo-lhes um estilo de vida melhor.Não faz isso com extremismo,afetação ou ar de superioridade,mas porque tem Cristo no coração e través da comunhão com Ele suas atitudes são transformadas (Cl 3:5,10).

4- Que príncipios a Bíblia estabelece para o vestuário feminino? 1 Pedro 3:1-4; 1 Timóteo 2:9
As mulheres devem se vestir com ____ vom ____."O povo de Deus deve situar-se sempre entre os conservadores em matéria de vestuário...Não serão os primeiros a adotar as novas modas,nem os ultimos a abandonar as antigas" (Manual da Igreja,p. 150).
"Os costumes e as modas podem mudar com os anos,mas os princípios da reta conduta são sempre os mesmos" (Crede em Seus Profetas,p. 213).
"Trajar-se com simplicidade e abster-se da ostentação,está em harmonia com a nossa fé" (Testemunhos Seletos,V.1 p. 350)."Isto proíbe ostentação nos  vestidos,cores berrantes,profusa ornamentação.Tudo que vise chamar a atenção para a pessoa,ou excitar admiração,está excluído do traje modesto..." (Mensagens aos Jovens,p. 351).

5- Como deve ser o relacionamento entre irmãos? Colossenses 3:12-15; Gálatas 6:1 (Marque V ou F)
(   ) Criticar diante do erro.
(   ) Perdoar-se mutualmente.
(   ) Frio,indiferente e sem amor.

6_ Qual deve ser o comportamento cristão em relação às autoridades? Romanos 13:1-4; 1Pedro 2:13 e 14 (Marque V ou F)
(   ) Respeito e consideração.
(   ) Resistência e insubordinação.
(   ) Indiferença e omissão.
Os adventistas,seguindo o exemplo de outros cristãos através dos séculos,reconhecem sua responsabilidade social e votam em candidatos comprometidos com os valores e os princípios bíblicos e procuram exercer sua cidadania de forma responsável,contribuindo para o bem-estar social.Isso significa apoiar as autoridades constituídas em todas as ações que não confrontem com a autoridade divina (At 5:29).

7- Qual o conselho que a Bíblia dá em relação ao casamento? Mateus 19:8 e 9; Hebreus 13:4; Exodo 20:14
Não ____.Digno de honra entre todos seja o ____ .
No plano original de Deus é apresentado um modelo de família para a felicidade do ser humano.Um homem,uma mulher e seus filhos vivendo em harmonia propiciando proteção,afeto e crescimento em todas as áreas da vida.Para a segurança mutua a união do casal deve ser estável e duradoura,até que a morte os separe.


Compromisso de Fé:
(   ) Creio que o meu corpo é o santuário de Deus devo glorificá-lo.
(   ) Aceito o compromisso bíblico de vestir-me com modéstia e bom senso,evitar lugares impróprios ao cristão e ser criterioso na escolha de musicas e filmes.
(   ) Serei respeitoso com as autoridades civis e promoverei a paz e harmonia entre os irmãos.